Qual é a cor desse vestido? A ciência explica

Nessa sexta-feira (27/02) a internet do mundo todo parou para debater um assunto que, se bobear, virou até caso de polícia: o vestido que pra alguns é de uma cor e para outros é outra completamente diferente.

A discussão surgiu depois que o site Buzzfeed, em uma publicação, fez referência a uma publicação de um perfil da rede social Tumblr chamado “swiked”. Nessa publicação a dona do perfil abre uma discussão a respeito da cor do vestido mostrado na imagem abaixo e comenta: “gente por favor me ajudem – este vestido é branco e dourado, ou azul e preto? Eu e meus amigos não concordamos e estamos enlouquecendo”.

Ainda na mesma publicação, o próprio site Buzzfeed abriu uma enquete para saber o que os seus internautas viam quando olhavam para a imagem. Até o momento em que esta matéria foi escrita, 1,9 milhão (70% das respostas) dos internautas diziam ver um vestido branco com rendas douradas, enquanto apenas 801.700 (30% das respostas) diziam ver um vestido azul com rendas pretas.

A verdadeira cor do vestido

Segundo algumas fontes, esse mesmo vestido foi usado em uma festa de casamento por uma mulher, a qual adquiriu-o em um site da internet chamado Roman Originals, pelo preço de 50 euros. Uma captura de tela do vestido verdadeiro pode ser vista abaixo.

Uma foto da mulher usando este exato vestido no casamento também mostra o vestido azul.

Se você ainda acha que mostrar a fonte da dúvida não é o suficiente, vamos ver o que o photoshop têm a dizer sobre as cores da imagem.

Como você pode ver na imagem abaixo, a cor identificada pelo photoshop indica que existe uma quantidade muito maior da cor primária azul na escala RGB, tanto que o próprio nome atribuído à cor “azul dessaturado”

O que aconteceu, na verdade, é que a pessoa que editou a foto que causou tanta confusão acabou exagerando -e muito- na dessaturação da imagem, ou seja, ela fez o efeito contrário ao qual chamamos de saturar uma imagem, um processo de edição onde é dada uma maior intensidade às cores da imagem. Na imagem abaixo você vê o que acontece se é adicionada saturação na imagem: ela fica visivelmente azul.

Veja também: Quem são as pessoas mais ricas do Mundo?

Por que algumas pessoas enxergam branco e dourado?

Em uma entrevista ao programa de televisão Bem Estar, Daniel Barros, psiquiatra consultor do programa.

Para exemplificar as interpretações que nosso cérebro faz, o psiquiatra usou outros efeitos de ilusão de ótica onde o nosso cérebro interpreta cores da maneira que quer, no entanto, nesse teste todos vemos o mesmo efeito, o qual é reproduzido abaixo.

O nosso cérebro toma decisões por nós mesmos, por isso, podemos tentar de todas as artimanhas possíveis para tentarmos ver outra cor, como mudar o ângulo que estamos olhando para a tela. Vemos cores diferentes uns dos outros devido a maneira que nossos olhos interpretam os pigmentos de determinado objeto, esses pigmentos em si, são as cores que vemos assim que entram em contato com a luz, por isso é muito provável que o vermelho que eu vejo, você vê como azul.

Saiba mais: Porque a fonte Comic Sans é tão odiada?

Tudo não passa de uma simples diferença de identificação de pigmentos que pode variar de uma pessoa para outra devido a intensidade de luz e a descolorização da imagem. Por que não existem registros de algo do tipo ter acontecido antes? Ninguém sabe… Essa deve ter sido apenas mais uma das poucas falhas do cérebro humano descoberta de uma maneira um tanto quanto diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *