O sol é mesmo amarelo?

Que atire a primeira pedra quem não pintava o sol de amarelo quando estava no primário recebendo o primeiro contato com a escola, talvez seja por isso que até hoje pensamos que ele tem essa cor, afinal, pintar o sol que é símbolo de alegria e esperança com uma cor neutra seria meio chato, não?

Se tem uma coisa que o nosso cérebro sabe fazer bem é nos enganar, já falamos sobre isso algumas vezes aqui no Tecno Curioso, como quando mostramos que O seu olho tem um ponto cego, e também mostramos que Existem pessoas que não sentem dor. Em ambos os casos provamos que o nosso cérebro é o maior dos mentirosos.

Mais um caso onde a ciência mostra que as coisas não são exatamente como vemos pode ser recreado se você sair da sua casa durante o dia e der uma boa olhada para a nossa maior estrela, o sol (claro, sem usar nenhum tipo de lente, pois ela pode te cegar). O que você vê? De que cor ele é?

O sol é mesmo amarelo?

Sem dúvidas é difícil olhar para o sol por mais de alguns segundos já que seus raios são muito fortes, mas nesse curto período de tempo podemos dar uma cor a ele, amarelo para alguns e laranja para outros. É aí que surge a dúvida, será mesmo que o sol é amarelo ou laranja?

Absolutamente não, o sol é na verdade de uma cor muito parecida com o branco, mais especificamente a cor #fff5f2 como é reconhecida em uma escala RGB (Red – Vermelho, Green – Verde e Blue – Azul), que apresenta um código para cada cor que nossos olhos podem ver.

Sol Visto da Lua
Sol Visto da Lua

A culpada por nos fazer pensar que o sol é amarelo é a mesma que nos torna o céu azul, a atmosfera, que acaba funcionando como uma espécie de filtro que bloqueia alguns espectros de luz solar não nos alcancem. No caso do sol, a atmosfera dispersa espectros azul-violeta, fazendo com que apenas os espectros restantes cheguem até nós, por isso que ele parece ser mais amarelado.

Não esqueça, é extremamente importante proteger os olhos do sol e nunca olhar diretamente para ele enquanto estiver usando um binóculo, uma lupa ou qualquer outro tipo de lente de aumento. Restou alguma dúvida? Comenta aí em baixo, vamos tentar responder o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *