Como funcionam as Iron Domes de Israel

Na batalha quase interminável entre Israel e a Palestina milhares de vidas já se perderam, sendo boa parte desse número vidas de civis sendo tomadas por mais de dez anos, intercalando propostas de cessar fogo que nunca são duradouras e muito menos cumprem seus prazos surgiu o grupo considerado por alguns países como terrorista, Hamas, uma organização palestina atualmente instalada na Faixa de Gaza.

O conflito entre as duas forças segue cada vez mais sangrento onde a Força de Defesa de Israel é considerada como violenta demais e a organização palestina (Hamas) é considerada por alguns países como terrorista. Enquanto o Hamas diariamente tenta bombardear o território de Israel lançando mísseis Qassam de fabricação caseira e bombas de artilharia, o Estado de Israel tenta defender sua população usando um sistema muito inteligente de interceptação desses mísseis com micromísseis lançados da Faixa de Gaza a partir de um equipamento chamado Iron Dome, ou Domo – Cúpula de Ferro e é esse equipamento que vamos estudar hoje.

No vídeo abaixo você vê os mísseis da Iron Dome sendo lançados.

A Iron Dome é um sistema de defesa antiaérea criado pela empresa Rafael Advanced Defense Systems, uma empresa israelense voltada ao desenvolvimento de equipamentos de defesa, esse sistema é capaz de interceptar mísseis e bombas de curto alcance antes que essas atinjam o território coberto pelos radares, estes radares tem um alcance entre 70 e 250 quilômetros de distancia e são posicionados nas entradas de Israel de forma que tenham visão para o céu de Gaza.

Assim que um míssil é reconhecido pelo radar, dados da localização são enviados a um veículo que será responsável por lançar e guiar os micromísseis do lançador até o alvo (míssil Qassam ou qualquer outra bomba de pequeno porte), como geralmente são lançados vários mísseis de uma só vez de Gaza, é preciso que o lançador seja equipado com uma bateria de vários mísseis e por segurança tenha mais um lançador reserva ao seu lado.

Conheça também: Eventos histórico do dia 30 de janeiro.

No vídeo abaixo você vê foguetes Al Qassam sendo lançados da Faixa de Gaza contra Israel.

Embora seja desprezado por muitos, a IDF (Israel Defense Forces ou Força de Defesa de Israel) conta com um dos arsenais mais modernos e potentes do mundo, podemos afirmar isso pelo simples fato da Iron Dome ser o sistema de defesa antiaéreo antimíssil mais eficaz já desenvolvido no mundo, seus soldados são bem equipados e sua força aérea também não deixa a desejar com alguns dos melhores caças do mundo. O que isso resulta? Em um combate totalmente desumano onde chegaram a ser somadas mais de mil mortes palestinas contra apenas três israelenses.

Muitos não sabem, mas as Iron Domes também podem ser utilizadas como uma forma de ataque, e não somente defesa, os mísseis lançados pelo lançador tem capacidade de destruição igual se não superior aos Qassam Rockets, que como já falamos, são de fabricação caseira. Estima-se que mais de dez mil vidas já foram salvas desde o primeiro sucesso do equipamento em 7 de abril de 2011 e 90% dos mísseis vindos de Gaza foram interceptados.

Saia também quem foram os maiores conquistadores da história.

Vendo a diferença de poder e o caráter extremista de ambos os lados combatentes nessa guerra sangrenta, quem está certo e quem está errado? Ninguém, ambos os lados tem suas desculpas e motivos, mas nada justifica as pessoas serem mortas todos os dias por disputas muito mais que territoriais e religiosas.

No vídeo abaixo você vê o exato momento em que os mísseis intecerptam os foguetes Qassam no ar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *