Como funciona o ar condicionado?

Em dias quentes não há nada melhor que ligar o ar condicionado, deixar a temperatura em um nível agradável não é um problema para esses incríveis aparelhos. No Como Funciona de hoje, vamos aprender mais sobre o ar condicionado e suas diferentes variações, como o comum e o inverter. A grande questão do funcionamento do ar condicionado é a maneira que ele utiliza para transformar o ar na temperatura ambiente em um ar na temperatura desejada pelo usuário, outra dúvida muito comum é termos que usar o modo calor para aquecer e o frio para resfriar enquanto podemos deixar a mesma temperatura definida no controle do aparelho.

Primeiramente o ar que se encontra em um ambiente fechado é sugado para dentro do aparelho por um ventilador, em seguida passa por um evaporador e é levado até uma serpentina repleta de R-410a, uma substância química no estado líquido que tem o poder de refrigerá-lo facilmente, depois desse processo o ar é devolvido ao ambiente já resfriado. O R-410a é uma mistura quase azeotrópica de difluorometano e pentafluoretano que substitui o antigo R-22, que até pouco tempo atrás era usado na instalação de condicionadores de ar, para controlar a pressão do R-22 é necessário um aparelho diferente do usado para o R-410a. A única diferença entre os dois gases é que o R-410a é menos poluente.

O processo de resfriamento acontece quando o R-410a passa dentro de um compressor que fica do lado de fora de sua casa e aumenta a pressão para esquentá-lo, então ele é mandado para o condensador, que fica ao lado do compressor, nesse momento ele perde pressão é resfriado a uma temperatura bem mais baixa do que estava, sendo mandado para a serpentina, que irá resfriar o ar e mandar o calor restante para o exterior.

Como funciona o ar quente?

O processo para aquecer o ambiente é quase o mesmo que para resfriar, porém quando o ar é pressurizado, o calor gerado é mandado para a parte de dentro do aparelho, e não a de fora, aquecendo o ar que está passando na serpentina e mandando o ar frio restante para fora.

O que é BTU?

BTU é a sigla equivalente a British Thermal Unit (ou Unidade térmica Britânica) é uma unidade de medida (não pertencente ao Sistema Internacional – SI) utilizada para medir a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de uma libra (453,59 gramas) de água de 15.27°C para 15.83°C. Por exemplo, para derreter um cubo de 453,59 gramas de gelo são necessários 143 BTU’s.

De quantos BTU’s deve ser o ar condicionado em minha casa?

O cálculo é feito da seguinte forma: Para cada metro quadrado da sala onde você quer instalar o seu ar condicionado, multiplica-se por 600 BTU’s, cada pessoa além de você soma mais 600 BTU’s, cada equipamento eletrônico soma 600 BTU’s, no final dessa conta você terá a quantia ideal de BTU’s que seu aparelho deve ter.

Vamos usar como exemplo uma sala com 30m² para três pessoas com dois computadores (30 x 600) + (2 x 600) + (2 x 600) = 20400 BTU ou seja, um aparelho de 20400 BTU’s seria perfeito para garantir um melhor funcionamento nesse ambiente.

O que é a tecnologia Inverter?

Na tecnologia inverter o compressor identifica qual seria a pressão necessária a ser exercida sobre o R-410a para que esse seja aquecido somente o suficiente para não precisar ser resfriado posteriormente pelo compensador, o que causa uma grande economia de energia.

A energia é ainda mais economizada pelo compressor, depois de ligado, não ser desligado em momento algum, ou seja, ele se mantém em uma baixa pressão enquanto não é necessário e quando o for, sua pressão simplesmente aumenta, ao contrário da tecnologia comum, que fica o tempo todo o ligando e desligando quando a temperatura está abaixo do ideal.

Cuidados com o ar condicionado

Manter o seu ar condicionado limpo é muito importante, pois como você percebeu nesta matéria, o ar que circula em sua sala enquanto o condicionador de ar está ligado provém dele mesmo, ou seja, se o seu aparelho estiver sujo, o ar que circula dentro de sua casa também estará sujo. Verifique se você pode abrir a saída de ar (a maioria dos condicionadores de ar tem essa opção) e tente limpá-la, assim como a entrada de ar, que também pode juntar muita sujeira por ser uma parte não visível a não ser que você use uma escada.

Tipos de ar condicionado

Abaixo você vê uma pequena galeria mostrando alguns dos tipos de ar condicionados do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *